Problemas Veterinários Intoxicações

Posted on sexta-feira, 28 de maio de 2010 by Meire | 0 comentários


Chumbo e zinco
A intoxicação por chumbo e zinco parece ser relativamente comum em aves em cativeiro doméstico, porém nem sempre é diagnosticada. A intoxicação ocorre pela ingestão desses metais pesados. Arames galvanizados usados em telas possuem alta concentração de zinco e chumbo e podem ser ingeridos quando a ave bica a tela. Pesos de anzóis, brinquedos, tintas, soldas e outros objetos metálicos podem conter chumbo ou zinco. Os metais pesados causam danos aos sistemas nervoso, gastrointestinal, renal e hamatopoiético. Os sinais clínicos (sintomas) podem ser depressão, perda de apetite, fraqueza, vômito, poliúria (urina abundante), urina rosa, vermelha, bege ou com sangue, diarréia, emagrecimento, anemia, ataxia, tremores da cabeça, andar em círculo, paresia, paralisia, cegueira, convulsão e finalmente a morte.

Gás teflon
O teflon é um polímero sintético antiaderente utilizado como revestimento de panelas, ferros de passar roupa, luminárias e outros eletrodomésticos. Quando aquecido a uma temperatura acima de 280º C ocorre liberação no ambiente de um gás tóxico denominado politetrafluoretileno (PTFE). O PTFE causa severo edema e hemorragia pulmonar, podendo causar a morte de aves em poucos minutos. A prevenção é não manter aves na cozinha quando panelas estiverem no fogo, em quartos de passar roupa e outros recintos fechados que possam ter concentração do gás tóxico.

Medicamentos
Diversos medicamentos podem causar intoxicação e mesmo a morte das aves, quando usados incorretamente. Antibióticos são potencialmente tóxicos em doses elevadas. Alguns antibióticos podem causar lesões nos rins, como a gentamicina e cefalosporinas. Outros podem causar diarréia (eritromicina, tilosina), convulsão, hemorragia (sulfas) e dispnéia (enrofloxacina, ciprofloxacina). Outros medicamentos podem causar vômito (flunixin, itraconazol, cetoconazol), perda do apetite, depressão (ivermectin, praziquantel) e outras reações adversas. Casos graves podem ser fatais. Utilize medicamentos somente com orientação veterinária.

Produtos tóxicos domésticos

Diversos produtos utilizados em residências podem oferecer riscos às aves se ingeridos, inalados ou em contato com a pele, tais como desinfetantes com amônia, cloro (água sanitária), detergentes, sabonetes, inseticidas, raticidas, herbicidas e outros.

Nicotina
A nicotina é potencialmente tóxica para as aves. A ingestão acidental de pequenas quantidades de nicotina pode causar hiperexcitabilidade, vômito, diarréia, tremores e morte. A inalação da fumaça de cigarro, charuto e cachimbo pode causar problemas oculares, respiratórios e dermatológicos (arrancamento de penas, por exemplo). Aves que convivem com fumantes tendem a apresentar tosse, corrimento nasal, sinusite e conjuntivite devido a constante irritação da mucosa respiratória. Aves que convivem com fumantes devem ser mantidas em ambiente ventilado e livre de fumaça de cigarro.

Neoplasia (tumores)
São muitos os tipos de tumores que podem acometer as aves, alguns benignos e outros malignos. Os tumores no fígado podem ocorrer em conseqüência do uso contínuo de sementes contaminadas com aflatoxinas (toxinas de fungos). Colangiocarcinoma no fígado é um dos tumores mais observados em psitacídeos em cativeiro. Papilomas na cloaca podem provocar o aparecimento de sangue nas fezes. Podem ser confundidos com prolapso retal. Linfomas, hemangissarcomas, carcinomas e outros foram descritos em psitacídeos.

0 comentários:

Postar um comentário